PROFESSORES FAZEM ATO PÚBLICO EM CAMPO LARGO

Professores da rede estadual de ensino de Campo Largo realizaram, na manhã desta segunda-feira, uma mobilização para esclarecer a população sobre os motivos que levaram à greve da categoria que chega ao 15º dia. Cerca de 200 educadores se concentraram na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade.

Na última quinta-feira (07), em reunião com a secretária de Educação, Ana Seres, a direção da APP-Sindicato foi enfática: a assembleia da categoria só será convocada com proposta efetiva do governo para a data-base e piso. “Queremos dialogar com a população sobre os motivos da greve. A luta é pela melhoria da Educação como um todo e estão aproveitando o momento para distorcer fatos sobre o que realmente está acontecendo e de quem é a responsabilidade, neste caso, total do governo do Estado”, disse a professora e integrante da APP, Dalila de Castro Sousa.

Ela lembrou que a categoria está disposta a debater a questão a qualquer hora e aguarda uma posição concreta sobre a pauta. “Já não conseguimos barrar o projeto da Previdência. O que foi prometido durante a greve anterior não foi cumprido. Nós seguimos na luta para exigir a nulidade dessa lei que alterou a Previdência dos servidores”, afirma.

Os professores também aproveitaram para se manifestar contra o posicionamento e as declarações do deputado estadual Alexandre Guimarães (PSC). “Em entrevistas, ele vem dizendo que votou a favor da Educação, quando, na verdade, votou contra, inclusive no projeto da Previdência, dizendo que a medida não seria lesiva a nós. Isso é um absurdo”, lembrou a professora.

O Sindimovec (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo) aderiu ao ato público dos professores, reiterando total apoio à categoria.

O presidente do Sindicato, Adriano Carlesso, aproveitou a ocasião para falar sobre as condutas antissindicais praticadas pela Fiat Motores Campo Largo contra a entidade, bem como, a resistência da empresa em não abrir negociação referente à campanha salarial de 2015.