RAIO X: Perfil dos Trabalhadores da Caterpillar de Campo Largo

O Sindimovec está em Campanha Salarial 2019. Nos últimos dias começou uma divulgação do Raio X dos Metalúrgicos Brasileiros. Agora o Sindicato publica o perfil dos trabalhadores das três empresas que formam a base da entidade: Caterpillar (CAT), Fiat e Metalsa. A primeira publicação, em ordem alfabética, é da CAT

Os dados da pesquisa que descreve o perfil dos trabalhadores da CAT são da RAIS de 2017 (Relação Anual de Informações Sociais), órgão ligado ao MTb (Ministério do Trabalho e Emprego). A partir da coleta desse material, o Sindimovec, em parceira com o DIEESE, elaborou o Perfil dos Trabalhadores da Caterpillar – Unidade de Campo Largo.

Raio X CAT

Em relação a gênero, os homens representavam 86,7% do total de trabalhadores e as mulheres apenas 15,3%. As faixas etárias com mais participações na empresa eram de 30 a 39 anos (46,2%), de 25 a 29 anos (27,3%) e de 40 a 49 anos (14,0%), juntas essas faixas concentravam 87,5% dos trabalhadores.

::Grau de instrução: os trabalhadores estavam concentrados em duas faixas, ensino médio completo (63,6%), e superior completo (22,9%).

::Faixa de tempo no emprego: no total as faixas com maiores representações eram: até 5 a 10 anos (58,7%), de 3 a 5 anos (20,0%), e de 6 meses a 1 ano (7,8%), juntas representavam 86,5% do total;

::Faixa de rendimento em dez/2017: no total 49,3% estavam na faixa de até 3 salários mínimos, 32,2% na faixa de 3,01 a 5,00 salários mínimos e 13,2% na faixa de 5,01 a 10 salários mínimos;

::CBO: Os trabalhadores da Caterpillar de Campo Largo estão concentrados em cinco famílias ocupacionais da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação) – Montadores de veículos automotores (linha de montagem) (22,1%), técnicos de controle da produção (10,6%), operadores de equipamentos de movimentação de cargas (8,3%), trabalhadores de soldagem e corte de metais e compostos (7,8%), e técnicos de planejamento e controle de produção (5,5%), juntas estas cinco famílias ocupações respondiam por 54,3% do total de trabalhadores da empresa.

::O número de trabalhadores no período de 2012 a 2017 caiu 44,20%, passando de 690 para 385, entre os homens a queda no emprego foi de 43,40%, reduzindo de 576 para 326, enquanto que o emprego feminino caiu 48,25% no período, caindo de 114 para 59. Além disso, é possível observar que o emprego na empresa apresenta tendência de queda desde 2014, tendência que foi alterada em 2017 com a criação de 27 empregos. No entanto, quando analisamos o período de 2014 a 2017, observamos que foram eliminados 451 empregos na empresa;

::A remuneração média em dez/2017 era de R$ 3.672,95 e apresentou um crescimento de 30,97% sobre 2012, que era de R$ 2.804,43, considerando que a inflação acumulada no período de 2013 a 2017 foi de 35,75%, portanto a remuneração média teve uma redução real de 3,65%.

Via DIEESE (edição: Regis Luís Cardoso – Sindimovec).