Sindimovec vai assessorar trabalhadores durante pandemia

Foto: Pedro Ventura

Empresas demitem em plena crise provocada pela Covid-19. Atualmente ações trabalhistas relacionadas ao coronavírus somam quase R$ 2 bilhões no Brasil

A crise da Covid-19 impacta diretamente na vida da classe trabalhadora. Muitos brasileiros ficam sem rescisão contratual e entram na parcela crescente de desempregados. Diante do agravamento da recessão, o Sindimovec oferece consulta sobre direitos trabalhistas, ingresso em processos e assessoria referente ao auxílio emergencial do Governo Federal. O objetivo da entidade é não deixar os trabalhadores de Campo Largo desassistidos nesse momento.

De acordo com informações do “Termômetro Covid-19”, da Justiça do Trabalho, plataforma publicada pela ConJur e organizada pela instituição de educação Finted e a startup Datalawyer Insights, hoje são 35.699 processos com valor estimado em R$ 1,99 bilhão tramitando no Brasil (dados da primeira dezena de junho de 2020).

Valor

O valor médio das causas é de R$ 55 mil. São Paulo com 19,9% dos processos, Minas Gerais 11,8% e Rio de Janeiro 8,2% estão na liderança dos ingressos na Justiça do Trabalho. O setor com maior número de processos é o da indústria de transformação, seguido por comércio, reparação de veículos e atividades financeiras como seguros e serviços relacionados.

No Paraná são 1.669 processos no total e o valor médio das causas é R$ 58.566. A multa de 40% do FGTS soma o maior montante das reclamações trabalhistas e o maior valor médio de causa trata de equiparação Salarial.

O “Termômetro Covid-19” permite a visualização, em tempo real dos dados dos processos cujas petições iniciais citam “Covid-19”, “coronavírus” ou “pandemia”. Veja mais AQUI.