Um mundo sem sindicatos combativos: o sonho dos maus patrões!

SÉRIE SINDICATOS DOIS

Na segunda reportagem da série sobre a importância dos sindicatos, você vai conferir que é preciso “separar o joio do trigo”, quando o assunto é sindicato sério

Um mundo sem sindicatos combativos. Que sonho seria, para maus patrões e organizações defensoras dos interesses do capital. Diante desse sonho ‘tão, tão distante’, o fato é que eles sempre tiveram que lidar com ‘a pedra no sapato’, chamada de movimento sindical. Por conta disso,  desde os primórdios da luta, sindicatos e sindicalistas sofrem ataques carregados do pensamento: “bando de pelegos, desocupados que vivem para atormentar quem produz”.

Ora, se produzir é o que está em jogo, é preciso voltar a fita e responder: “quem são os produtores de riqueza para as empresas com sua força de trabalho?”. A resposta é rápida: a classe trabalhadora. E é na defesa dos interesses dos trabalhadores que atuam os sindicatos. “Quando se tenta manipular a opinião pública, tentando desqualificar o trabalho sindical, colocando todos no mesmo barco, se presta um desserviço para a população atendendo aos interesses do empresariado”, lembra o presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso.

Por outro lado, tamanha implicância e por vezes, até antipatia, criadas em torno do movimento sindical, seriam gratuitas? Além disso, existem sindicatos que não são comprometidos com a sua categoria? Infelizmente sim. Assim como em outros setores da sociedade, existem organizações sérias e outras nem tanto. Para o presidente do Sindimovec, é fundamental que a população busque  discernir a “árvore” pelos “frutos” que ela dá (implica-se aí, uso de metáfora). Afinal, como reconhecer aqueles que realmente representam, de forma honrada, os trabalhadores?

Na visão da diretoria do Sindimovec, sindicato sério, antes de tudo, tem trabalhadores associados, faz assembleias, tem representatividade. Realiza eleições democráticas e os dirigentes eleitos estão sempre próximos da base. Além disso, tem de ser transparente. Participa e propõe debates sobre temas que afetam toda a sociedade e oferece canais de comunicação eficientes. “São esses pilares que vão construindo um sindicato sólido e forte na sua categoria. Em cada um deles, o Sindimovec têm procurado melhorias e sempre, corrigir a rota quando necessário para que a confiança do trabalhador seja sempre a maior recompensa”, declara o vice-presidente do Sindimovec, Sérgio Domingos.

Outra forma de notar a seriedade de um sindicato, é reparar na forma como seus dirigentes encaram a qualificação profissional, o aprendizado, a reciclagem. “No Sindimovec, nós consideramos importante a formação superior de um dirigente; apostamos em treinamentos para os dirigentes, cursos, etc. Todo esse conhecimento implica em maior preparo nos desafios da luta sindical”, avalia.

Em maio, o Sindimovec ganhou um importante reconhecimento de todo esse trabalho, através do Prêmio “Top Five”, concedido pela Conceito Pesquisas, instituto que atua na opinião pública de Curitiba e Região Metropolitana.