Conselho da Mulher agora tem representantes da classe trabalhadora na executiva

Ontem (5) foram eleitas as novas representantes do Conselho da Mulher de Campo Largo. A presidência para os próximos dois anos fica com Ávila Garret, a vice com a dirigente do Sindimovec, Rosi Cunico, além de Franciele Castro, que também faz parte da direção do sindicato e participa do órgão municipal

Na música “Agora é que são elas”, Lenine canta: “sem elas o mundo não vai pra nenhum lugar… Com elas o mundo aprendeu a girar”. Trazendo para Campo Largo, as mulheres estão organizadas e pedindo passagem. São através de ações para construir uma sociedade mais igual e democrática que o Conselho ganha protagonismo na cidade. Ano passado, principalmente, esse coletivo feminino fez diversos trabalhos no combate a violência de gênero e educação sexual.

Sabe-se que o mês de março é considerado o “mês da mulher”, mas em Campo Largo todos os dias essas guerreiras estão na luta. Agora, em 2020, as pautas se ampliam e as questões de empoderamento feminino serão a base dessa recém eleita nova gestão. Para a dirigente do Sindimovec, Rosi Cunico, “o Conselho é uma forma de ajudar as mulheres. Esse ano vamos ampliar nossa luta para a questão do empoderamento, sem deixar de lado temas como a violência contra a mulher de lado”.

Um dos objetivos dessa nova gestão é fazer trabalhos nas escolas, conversar com adolescentes e fazer eventos no interior do município. Vale lembrar que cada grupo que assume o Conselho fica dois anos e nesse momento esse posto será representado pelas organizações não governamentais compostas por sindicatos de defesa de trabalhadores, associações e movimentos sociais.

Conselho

Criado em 2015, o Conselho tem ajudado no avanço das discussões sobre igualdade de gênero e defesa da mulher. Hoje as mulheres de Campo Largo contam com o “Botão do Pânico”, uma ferramenta de ajuda quando em situação de violência. Outra conquista, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, foi a verba para vítimas em situação de risco poderem se hospedar em locais indicados com a determinação do Ministério Público.

Para Ávila Garret, recém eleita presidente do Conselho, várias ações dentro do município são feitas de forma permanente, não só na questão da violência, mas também sobre a saúde da mulher (câncer de mama e educação sexual).

Ela adianta que as próximas atividades começam em 9 de março com ações de conscientização junto as funcionárias da prefeitura de Campo Largo, uma parceria do Conselho, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Rede de Proteção da Mulher.

“Já em 30 de abril acontece a Conferência Municipal do Direito da Mulher. Uma iniciativa do Conselho e da Rede de Proteção, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Esse evento será no Centro da Juventude e é aberto aos interessados”, conclui Ávila.